quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Macacos movem objeto com o pensamento

O laboratório de neurociências da Universidade de Duke (http://www.duke.edu/), dos EUA, concluiu a segunda e penúltima etapa do Projeto Walk Again, cuja meta é fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Pela primeira vez dois macacos conseguiram identificar a textura de objetos virtuais, além de mover um avatar usando somente a atividade do cérebro. Esta demonstração aconteceu em via de mão dupla, ou seja, entre o cérebro de um primata e um corpo virtual: um avatar. O estudo foi publicado dia 5 de setembro, pela revista científica Nature (http://www.nature.com/news/2011/111005/full/news.2011.576.html), cujo título é "Monkey brains ´feel´virtual objects".

Macaco-avatar
http://www.natalneuro.org.br/


Katie Zhuang

Projeto Walk Again
O Projeto Walk Again, liderado por Miguel Nicolelis, é uma organização internacional, consórcio sem fins lucrativos, criada por uma equipe de cientistas brasileiros, americanos, suíços e alemães, que visa restaurar a mobilidade de corpo inteiro para os pacientes tetraplégicos. Para tanto é utilizada  uma interface cérebro-máquina-cérebro, implementada em conjunto com um exoesqueleto robótico de corpo inteiro. A partir de 2012, o projeto será desenvolvido no Brasil, pela equipe do Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra (IINN-ELS). A ideia é que o projeto seja concluído no Brasil, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

Quem é Miguel Nicolelis?   
Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro (http://lattes.cnpq.br/4925407922379562).  Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, de acordo com a revista "Scientific American". O trabalho desenvolvido pelo cientista e equipe figura na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo, procurando no campo da fisiologia de órgãos e sistemas, integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina), com o objetivo de desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

Miguel Nicolelis
http://ricardoz.blogspot.com/2010/12/quem-e-miguel-nicolelis-o-que-ele-faz.html

Leia mais sobre esse assunto em:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário