domingo, 14 de agosto de 2011

Hábito de leitura e dicas

Link da revista Veja noticia um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de dados divulgados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Título da matéria: Universitários brasileiros leem de 1 a 4 livros por ano.

Em conformidade com a matéria da revista na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) metade dos alunos não costuma frequentar a biblioteca. Diferentemente dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ávidos por leitura: 22,98% deles leem geralmente mais de dez livros por ano. No Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil, esse índice é de apenas 5,57%.









Imagens: ©Pedro Ferreira de Andrade


Quem ingressa ou estuda numa instituição de ensino superior, como uma universidade, precisa saber ler com eficiência. Quem ler bem saberá resumir, fazer apontamentos de aula e, principalmente, estudar, aprender e redigir. Ler os livros básicos ou textos obrigatórios voltados a uma tarefa em classe ou à execução de um trabalho é importante para quem quer colher todo fruto do curso, da disciplina, mas não deve ater-se aos textos e bibliografia recomendada é preciso ir além, buscando outras fontes mais amplas, mais especializadas sobre cada tema ou cada pormenor do programa. 

É preciso ler, ler muito, ler bem. Selecionar o que ler, examinando sumariamente o conteúdo. Ler com criticidade, interpretando, abstraindo significados. Não significa ler devagar, mas fazendo o tempo da leitura render, assimilando, refletindo criticamente, retendo, sublinhando (as idéias mestras, as palavras-chave e os pormenores relevantes) anotando (citações que irá necessitar num trabalho, por exemplo, ou para construir um vocabulário ou glossário), fazendo esquemas e integrando ao conhecimento. Ler com propósitos, não é ler como passatempo na fila de um ônibus, numa sala de espera...

Precisa também formar a sua biblioteca. Qualquer tamanho.


© Pedro Ferreira de Andrade


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário