sexta-feira, 17 de junho de 2011

UCA: um livro


O computador portátil na escola
Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem 

Fátima Maria Bagatini
George França
José Armando Valente
Leila Ramos
Maria Edilene Salviano de Oliveira
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Marilene Andrade F. Borges
Mariza Mendes



Informações da editora Avercamp:
Este livro foi pensado durante a implantação do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, ação conjunta da Presidência da República e do Ministério da Educação – MEC, como estratégia para proporcionar a inclusão digital do aluno por intermédio da escola e a utilização dessa tecnologia nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do currículo.
O uso do computador portátil carrega consigo um conjunto de inovações relacionadas às características técnicas de conectividade, interoperabilidade, mobilidade e imersão. Tais aspectos impulsionam a inovação pedagógica, pois ao inserir as redes de ensino na cultura do século XXI, caracterizada pelo emprego de instrumentos que incorporam as tecnologias, linguagens e mídias digitais, torna-se evidente que o laptop pode ser usado em diferentes atividades, a qualquer momento, em múltiplos espaços, permitindo desenvolver o diálogo social e a aprendizagem pessoal e coletiva. Para tanto é fundamental apoiar o trabalho do professor por meio de processos formativos.


Sumário Resumido
Capítulo 1. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos.
José Armando Valente

Capítulo 2. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Capítulo 3. Utilização do laptop educacional em sala de aula.
Mariza Mendes e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Capítulo 4. O uso do laptop na escola: algumas implicações na gestão e na prática pedagógica.
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Marilene Andrade Ferreira Borges e George França

Capítulo 5. Articulação e sintonia das instâncias de gestão: um caminho a favor da formação da escola para o uso dos laptops conectados.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges

Capítulo 6. A perspectiva do uso do computador no curso de biologia.
Maria Edilene Salviano de Oliveira

Capítulo 7. A integração das tecnologias da informação e comunicação ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira – inglês.
Fátima Maria Bagatini

Capítulo 8. Aluno-monitor: trabalho colaborativo e solidário entre pares no cotidiano da sala de aula mediado pelas tecnologias.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário